domingo, março 11

Mas a vida não é assim...

Por mais segura que eu esteja ao tomar uma decisão, há sempre aquele momento de hesitação. Seria legal se a vida nos oferecesse a chance de voltar no tempo, dessa forma poderíamos escolher dois caminhos distintos e depois voltar atrás no que nos levou a lugar nenhum. Mas a vida não é assim...
A vida é cheia de incertezas. É uma estrada cheia de entradas esquisitas e no meio desse passeio você acaba se perdendo de vez em quando. A gente não ganha mapa quando nasce, se ganhasse seria ótimo. Nada de arrependimentos nem escolhas erradas. Mas, como eu disse, a vida não é assim.
É tudo tão complexo e tão simples ao mesmo tempo. Desde bebê, ouvimos que devemos seguir os caminhos do bem, que esses nos levarão a ascensão. Isso parece ser muito fácil, você sabe o que é o bem e o que é o mal. Mas com o tempo você percebe que só o bem não basta, é preciso ter um pouco de malícia, e isso você só aprende com o tempo. Ser malicioso não é o mesmo que ser mau, é ser esperto. E assim você vai seguindo a sua caminhada...
Seja bom, seja mal, seja malicioso, seja bobo, uma hora você vai cair num labirinto. Nesse momento, você vai olhar ao redor e não vai ver opção alguma. Vai caminhar e caminhar sem cessar, vai cansar, vai chorar, mas uma hora vai conseguir sair dele e encontrar o mar de rosas que te esperava no final. Porém, a vida não é assim. Você pode não encontrar o mar de rosas que esperava no final do labirinto, e isso vai te decepcionar muito. Mas, enfim, você vai estar na estrada novamente e logo em seguida novos caminhos começam a aparecer.
E lá vamos nós, fazer novas escolhas, sempre tomando muito cuidado para não cair em outro labirinto. E assim é a vida. A gente anda, a gente corre, a gente pouco descansa. A gente se perde, a gente se encontra. A gente perde gente, a gente ganha gente. A gente ama, a gente odeia. Somos felizes, somos tristes. A vida é cheia de oposições, de controvérsias, de antíteses e de paradoxos. A vida é complexa demais, é algo que nenhum cientista jamais vai conseguir desvendar por inteiro. 
Mas viver é tão simples... basta deixar tudo acontecer, deixar o vento te guiar e, principalmente, não se preocupar demais em entender a vida, que é complexa demais para ser entendida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário